Artista e Educadora Multidisciplinar

Jessica Braga é uma artista e educadora multidisciplinar apaixonada por expressão e corpo desde os 5 anos de idade. Formada em dança pela Faculdade Angel Vianna, com estudos em Laban, formada em ProduÇão Audiovisual e pos graduada em Neurociencia do Comportamento, Jessica desenvolveu uma profunda consciência corporal e uma abordagem acolhedora de que cada corpo é único.

Consciência Corporal

Jessica Braga é uma artista e educadora multidisciplinar e integrativa, apaixonada por expressão, comunicação e corpo desde a infância. Formada em Dança pela Faculdade Angel Vianna, conhecida por sua abordagem contemporânea e métodos de Angel Vianna e Laban/Bartenieff, Jessica desenvolveu uma profunda consciência corporal e uma abordagem acolhedora que valoriza a singularidade de cada corpo.

Com uma formação diversificada em produção audiovisual, teatro e uma pós-graduação em Neurociência do Comportamento, Jessica une a arte com o entendimento científico do comportamento humano. Sua filosofia é que explorar o artístico é explorar a si mesmo. Ela integra abordagens como bioenergética, criatividade, consciência corporal e Neuroarte, acreditando que compreender os padrões comportamentais torna o mundo mais claro e expansivo. Para um artista, isso significa uma porta para a comunicação, poder e possibilidade de expressão e criação.

Como diretora criativa, cada detalhe é pensado para transmitir uma emoção específica. Como educadora e preparadora corporal, seu objetivo é proporcionar e facilitar conexões para o entendimento do corpo, promovendo a consciência corporal e a criação de uma persona artística.

Trajetória

A paixão de Jessica pela dança começou aos 5 anos com o Jazz, e aos 7 anos com hip hop, sapateado e teatro. Aos 9, participava do ballet infantil no programa TV Xuxa na Rede Globo. Desde então, continuou trabalhando na televisão (Programas e especiais da Xuxa, Natal da Globo, Show da Virada entre outros da emissora Globo, “Se Ela Dança, Eu Danço” no SBT), em shows como dançarina (Anitta, Kevin o Chris, Xuxa, entre outros) e em eventos como Rock in Rio e GameXP. Ela também começou a lecionar aos 15 anos, aplicando provas e aulas capacitadoras pelo Sindicato da Dança do Rio de Janeiro, e dando workshops e aulas pelo Brasil em escolas renomadas como Petite Danse e Espaço de Movimento Deborah Colker.

Jessica passou dois anos em Los Angeles, estudando nas principais escolas de dança, como Millenium Dance Complex, Movement Lifestyle, Debby Reynolds e Hollywood Dance Studio. Aprendeu com grandes nomes como Parris Goebel, Galen Hooks, Marty Kudelka, Rhapsody James, Jaja Vankova, TightEyes, Shaun Evaristo, Miguel Zarate e Sheryl Murakami.

Além disso, Jessica possui formações em Edição, Direção de Fotografia e Assistente de Direção pela Academia Internacional de Cinema, e Produção Audiovisual pela Estácio. Ela trabalhou como coreógrafa para shows de entretenimento da rede Club Med e criou um projeto de capacitação para coreógrafos para resorts. Nos últimos anos, trabalhou como preparadora corporal combinando seus estudos de neurociência do comportamento com artistas como Zezé Di Camargo, Felipe Araújo e Marvvila, e como coreógrafa da cantora pop Wanessa.

Filosofia e Missão

Atualmente, Jéssica está imersa nos estudos de NeuroArte, uma área que combina neurociência, arte, e comportamento humano para desenvolver uma compreensão mais profunda da relação entre o movimento, a mente e a percepção. A NeuroArte, como metodologia, utiliza princípios da neurociência para explorar como padrões visuais e cinéticos podem influenciar emoções e reações. Integrando o estudo do corpo, comportamento humano e técnicas de artes visuais e cênicas, Jéssica desenvolve abordagens inovadoras que ampliam a percepção visual e sensorial criando uma experiência de autodescoberta.

Desde pequena, sempre fui uma criança curiosa, descobri a dança por uma janelinha que dava pra sala de Jazz e fazia a aula do lado de fora. Constantemente me perguntando o "porquê" das coisas, dos movimentos, das cores e das formas. Imitava a movimentação das pessoas na rua e queria saber o motivo de tal personagem no filme usar sempre azul. Adoro decifrar e explorar variáveis, e essa paixão pela investigação me acompanha até hoje. É essa curiosidade que alimenta minha prática artística e pedagógica, guiando-me a descobrir novas maneiras de entender e expressar o mundo ao meu redor. Acredito que essa busca incessante pelo conhecimento é o que torna a minha abordagem única e profundamente conectada com a essência humana.

Curiosa desde sempre

Instagram